Ataques de Negação de Serviço

Servidores Web em risco

Negação de Serviço

Um ataque de negação de serviço é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. Os alvos mais comuns são os servidores web e o principal objetivo é tornar as páginas hospedadas indisponíveis na WWW. Não se trata de uma invasão do sistema, mas sim da sua invalidação por sobrecarga.

Formas de Propagação

A navegação por sites infectados, a abertura de anexos infectados e a utilização de dispositivos amovíveis como pendrives ou discos externos são algumas das formas mais comuns de propagação de malware. Muitos criminosos que desenvolvem ameaças utilizam normalmente técnicas de “engenharia social” para levarem os utilizadores a infetarem os seus próprios computadores. Os utilizadores podem ser enganados por esquemas de phishing que são acompanhados por anexos infectados ou levam a sites falsos desenvolvidos para parecerem legítimos.

As consequência de um ataque

Os resultados de um ataque de malware bem-sucedido são variados. Podem fazer com que todos os sistemas de uma empresa deixem de funcionar, têm a capacidade de roubar dados ou ainda de os tornar inacessíveis e com poucas hipóteses de recuperação.