Skip to content

As cópias de segurança desapareceram! O caso do Toy Story

17 de Fevereiro, 2021

Sabe qual é o passo mais importante em todo o processo de backup? A recuperação. Afinal de contas, de que serve executar uma cópia de segurança regularmente se não for possível restaurar os seus dados?

Muitas pessoas pensam que é suficiente agendar backups. Instalava um sistema de segurança em sua casa sem verificar se este está a funcionar? A resposta é não, claro. E existem outros tipos de atividades que requerem um acompanhamento regular. Quer ficar a saber mais?

Toy Story 2 – a maldição

Em 1998, o estúdio de cinema Pixar estava a crescer a olhos vistos. Tinha lançado a sua primeira longa-metragem, Toy Story, e estava a trabalhar na criação da sequela. Num dia trágico, a equipa notou que alguns dos ficheiros tinham desaparecido. Além disso, perceberam pouco depois que mais ficheiros não estavam guardados. Ficheiros vitais para as animações de Woody, Buzz e companhia.

Alguém da equipa tinha sem querer executado um comando ao nível root da produção. Como um fogo rápido, ele queimou o sistema, viajando através do diretório e apagando tudo no seu caminho. Além disso, quando desligaram os servidores principais para o parar o desastre, 90% do filme já tinha desaparecido.

Após a gestão do pânico inicial, começaram a restaurar o último backup. O problema era que, apesar de terem um sistema de backup, não o estavam a verificar para se certificarem de que tudo estava a correr corretamente. Tinham esgotado o armazenamento (que na altura era reduzido). Muito embora o sistema de backup estivesse a funcionar na perfeição, cada backup iria tirar o conteúdo mais antigo da unidade. Por outro lado, e após uma semana a tentar recuperar o filme, e encontrando uma série de erros e ficheiros em falta, perceberam que não podiam confiar nos seus ficheiros de backup.

O fim da saga Toy Story?

Este poderia ter sido o fim trágico da série de filmes Toy Story. Contudo, por mero acaso, o Diretor Técnico tinha estado a trabalhar a partir de casa após o nascimento do seu filho. O seu PC não foi afetado pelos problemas na rede do escritório. Além disso, tinha deixado uma cópia completa do filme, embora com algumas semanas de atraso em relação ao original.

Se a Pixar tivesse mantido políticas adequadas de backup, este quase desastre poderia ter sido evitado. Poupava-se assim semanas de perda de produtividade e muitas horas na tentativa de recuperar dos dados, para não mencionar todo o stress. Algo que deveria ter sido uma restauração rápida e fácil.

Cópias de segurança: Agir agora para evitar um pesadelo de perda de dados

A boa notícia é que não é preciso muito tempo ou esforço para manter as melhores práticas da indústria com os seus backups. Com um planeamento adequado, pode criar um sistema que funcione e eliminar praticamente todos os desastres que possa encontrar.

O número mágico? Três.

Mantenha três cópias dos seus dados e certifique-se de que estão atualizadas. Por outro lado, se falamos de um backup completo todos os meses, semanas ou dias depende inteiramente da sua disponibilidade e paciência. Com ferramentas como as da Macrium, pode criar horários para as suas cópias de segurança completas, diferenciais e incrementais. Quanto mais cópias tiver, mais seguro estará. Mas isso é apenas uma parte do plano, certo?

Dois tipos de media para cópias de segurança

Manter três cópias diferentes armazenadas no mesmo disco rígido ou servidor não é lógico. Mas qualquer que seja o desastre que possa ocorrer, pode atingir os três, quer seja uma falha de hardware, um evento ambiental como um incêndio, ou um vírus. Para se proteger, mantenha pelo menos uma versão dos seus dados armazenados em armazenamento externo, como uma pen USB ou um disco rígido portátil.

Não é preciso muita imaginação para imaginar um cenário em que tanto um computador como uma unidade USB são danificados. Tal como na história anterior, o método mais seguro de proteger os seus dados é manter uma cópia dos mesmos separada dos outros. Isto pode ser tão simples como um segundo disco rígido externo ou uma solução de armazenamento na cloud.

Conclusão

E com todas estas ideias arrumadas, regressamos à parte mais crítica – a recuperação. Numa base regular, certifique-se de verificar se cada uma das suas cópias é totalmente recuperável. Já compreende certamente a importância de executar backups. A boa notícia é que ferramentas como o Rapid Delta Restore do Macrium Reflect e o Rapid Delta Clone tornam possível recuperar os seus dados de forma rápida e eficiente, caso alguma vez tenha de o fazer!

A WhiteHat, distribuidora de soluções Macrium em Portugal, tem ajudado os seus parceiros e clientes na temática do Backup e Disaster Recovery, além de técnicas avançadas de DLP, explicadas aqui. Fale connosco e veja como podemos ajudá-lo a assegurar que nunca mais vai perder dados essenciais do seu negócio.