Skip to content

Como podem as PMEs beneficiar de SD-WANs?

30 de Setembro, 2020

As pequenas e médias empresas continuam a transformar a forma como fazem negócios recorrendo a tecnologia avançada e novas opções de conectividade. Uma das tecnologias mais recentes para aumentar o ROI das PMEs é a rede, definida por SD-WAN. A SD-WAN pode ajudar estas empresas a ultrapassarem a complexidade da gestão da rede, a melhorarem a ligação à Internet, a otimizarem a largura de banda e a aumentarem a visibilidade da rede.

No relatório de segurança de TI para PMEs de 2019 da Untangle, fica claro que 40% das pequenas e médias empresas operam em pelo menos cinco locais físicos e com o cenário de negócios em constante mudança, tendência que provavelmente irá manter-se. Assim, enfrentamos naturalmente a complexidade de uma gestão de várias configurações e tipos de ligações, dependendo da localização da filial. Alguns pontos de acesso podem ter ligações a 100 Mbps, enquanto outros estarão limitados a 50 Mbps.

Diferentes locais de escritório podem contar com aplicações baseadas na nuvem e acesso a dados e aplicações na sede para sustentar as operações diárias. Esses locais também podem ter uma dependência maior de videoconferência ou VoIP para manter a conectividade com as equipas da sede. Todas essas complexidades podem sobrecarregar um departamento de TI já sob pressão, e a rede gerida através de um SD-WAN pode ser o argumento para solucionar muitos problemas, sobretudo para pequenas e médias empresas.

Principais vantagens das redes SD-WAN para PMEs:

  • Gestão de tráfego com base em aplicações: as redes SD-WAN direcionam os tipos de tráfego com base na sua classificação em vários tipos de ligação. Isso significa que, se a sua empresa depende de videoconferência e de outras aplicações que usam muita largura de banda, esse tráfego pode ser separado de outro, oferecendo assim uma utilização eficiente das ligações de rede já instaladas. As ligações de rede são mais capazes, fiáveis e económicas – vantagens de peso para PMEs com orçamento limitado.
  • Gestão simplificada: as SD-WANs permitem que as equipas de TI – independentemente da dimensão – giram com facilidade várias implementações. Assim, é garantida uma maior visibilidade na camada de aplicações da rede e os administradores podem facilmente atualizar políticas e protocolos, fazendo o “push” dessas alterações em tempo real por toda a rede e melhorando a produtividade dos colaboradores.
  • Otimização WAN: as SD-WAN permitem que as empresas utilizem as suas infraestruturas de rede de forma mais eficiente. Por exemplo, quando muitos utilizadores partilham uma única ligação, o acesso a aplicações na nuvem essenciais para os negócios, como Salesforce, G suite ou Office365, pode tornar-se mais moroso.  À medida que a largura de banda é consumida por estas aplicações, outras que dependem de comunicações em tempo real, como software VoIP e videoconferência, como Zoom e GotoMeeting, começam a ter um desempenho pior. Sem largura de banda suficiente, podermos assistir a quebras nas chamadas de voz e vídeo. As SD-WAN, com sofisticada tecnologia de otimização de WAN, inspecionam e classificam a atividade de rede para permitir decisões de gestão de tráfego baseadas em aplicações ou categoria de tráfego de rede em tempo real. As empresas têm assim acesso a um desempenho ideal nas suas ligações atuais, reduzindo o custo de investimento em ligações mais caras para lidar com a necessidade crescente de software que usa uma elevada largura de banda.

Porquê SD-WAN?

As SD-WAN são uma solução ideal, económica e fácil de implementar em PMEs que visam tirar benefícios da tecnologia para expandir o negócio. No universo das PMEs, a falta de staff interno ou de recursos de TI dedicados significa recorrer a um prestador de serviços ou fornecedor de TI em regime de outsourcing.

As empresas que atualmente trabalham com MSPs para suprimirem as suas necessidades de TI, também descobrem rapidamente que muitos MSPs incluem as SD-WANs na sua oferta.

Cada um destes benefícios permite que as empresas concentrem o seu tempo no core dos seus negócios, em vez de gastarem tempo e recursos na gestão de rede ou à procura de opções caras para melhorarem o acesso à internet.

Através da solução SD-WAN da Untangle, disponibilizada em Portugal pela WhiteHat, as PMEs nacionais têm ao seu dispor um aliado tecnológico perfeito para enfrentarem os desafios tecnológicos da disponibilidade de rede numa altura particularmente exigente.