Skip to content

Porque deve o setor do ensino levar os backups a sério?

19 de Junho, 2020

A transformação digital tem sido fundamental para melhorar as experiências na educação para milhões de pessoas em todo o mundo. Embora o aumento da digitalização tenha ajudado a impulsionar a inovação, ela traz novos riscos. Estes variam entre ataques cibernéticos a falhas imprevisíveis de hardware – e, embora todos tenham causas exclusivas e exijam um certo grau de atenção, um backup robusto e fiável pode ajudar a mitigar e minimizar essas vulnerabilidades.

De facto, o backup deve fazer parte de uma estratégia de TI mais ampla, na qual interesses e prioridades concorrentes são todos geridos de maneira equilibrada. Por si só, pode parecer uma parte menor do seu portfólio de TI – mas sem ele, todos os seus esforços para melhorar a segurança e a resiliência dos sistemas podem ser desperdiçados. Aqui ficam algumas dicas pelas quais o backup é essencial para instituições de ensino a todos os níveis.

Escolas e universidades são os principais alvos dos cibercriminosos

Existem várias razões pelas quais os estabelecimentos de ensino são alvos dos cibercriminosos e das mais diferentes ameaças na internet. No entanto, a maioria resume-se a dois argumentos – a riqueza de dados disponíveis (sobre alunos, ex-alunos e até funcionários) e o facto dessas instituições terem políticas de segurança particularmente fracas (um relatório de 2018 do Security Scorecard colocou o setor educativo como um dos com pior desempenho em vários domínios de cibersegurança). Na verdade, escolas e estabelecimentos de ensino superior são alvos preferenciais.

Além disso, com uma gama amplamente distribuída de redes usada por diferentes departamentos, cursos e aulas individuais e um número ainda maior de dispositivos utilizados nas universidades, há muitos pontos de vulnerabilidade que podem ser explorados.

Obviamente que as cópias de segurança não podem resolver sozinhas esses problemas. A mitigação desses riscos requer uma iniciativa estratégica e sustentada de segurança cibernética complexa em qualquer cenário, ainda mais quando falamos de grandes instituições de ensino. Mas o backup forma uma linha de defesa fundamental nessa estratégia. Confere a todos – desde administradores a professores e alunos – a confiança de que, se o pior acontecer, informações e dados podem ser recuperados e restaurados.

O número de ataques de ransomware contra instituições de ensino é um bom microcosmo da ameaça mais ampla do crime cibernético.

A educação moderna baseia-se em dados fiáveis ​​e disponíveis

A pandemia de Coronavírus está a ensinar-nos muito sobre o trabalho remoto e sobre o ensino à distância. Ter acesso a recursos, informações e dados – tanto do lado do aluno como dos professores – é essencial para permitir que muitas instituições tenham qualquer aparência de funcionamento normal. Desde a conta do google ao email, há várias portas de entrada para cibercriminosos e para explorar qualquer falha de segurança que permita roubar dados.

Infelizmente, o crescimento de ataques de ransomware em universidades e escolas é eficaz porque a recuperação de dados é essencial para o seu funcionamento. É por isso que a Universidade de Calgary pagou 20.000 dólares canadianos a criminosos para recuperar o controlo dos seus sistemas.

A Los Angeles Valley College pagou 28.000 dólares americanos pelos mesmos motivos. E todos sabemos como os orçamentos das instituições educativas são apertados…

Quebras de energia e outros problemas

Aceitemos pois que o backup é essencial para gerir os riscos da tecnologia e para aproveitar as suas vantagens. Mas mesmo as comuns falhas de energia podem causar problemas sérios em termos de perda de dados. Até certo ponto, este problema é mais acentuado em escolas de pequena dimensão, com orçamentos limitados e infraestrutura mais pequena.

Desastres naturais, alterações climáticas ou apenas uma simples falha de energia: todos estes eventos não causam apenas estragos físicos – podem inclusivamente destruir os seus dados. É verdade que nem sempre estes acontecimentos são os principais focos de preocupação, principalmente quando a segurança dos funcionários e dos alunos é prioridade, mas a inexistência de backup acrescenta uma camada adicional de complexidade e stress a uma situação já difícil.

Na prática: o backup num ambiente educativo

A Universidade de Leicester faculta um bom case study sobre como o backup pode ser usado por instituições de ensino. Mark Penny, especialista em sistemas do departamento de TI desta universidade, utilizou a solução Macrium com base na sua própria experiência com o produto em 2010. Fazer cópias de segurança nos mais diferentes dispositivos de armazenamento é na opinião deste profissional essencial para as instituições de ensino superior e outras.

Durante uma década, ele foi usado pelo departamento de TI para proteger o ambiente e infraestrutura – embora possa permanecer invisível para muitos na universidade, tem sido parte integrante de ajudar esta instituição de Leicester e na sua oferta de educação de alta qualidade a milhares de estudantes.

Por exemplo, o suporte da Macrium para recuperação bare metal é particularmente valioso para o departamento de TI da Universidade. “No caso de perdermos um datacenter”, explica o responsável da universidade, “vamos precisar de recuperar o ambiente rapidamente.”

O mesmo responsável sublinha ainda os recursos do Image Guardian da Macrium, que protegem os arquivos de backup do ransomware. “Aconselho a instalação do Macrium Reflect no servidor de armazenamento para proteger as imagens de backup“.

Leia o estudo de caso da Universidade de Leicester aqui.

O backup é essencial para um mundo em que o futuro da educação é digital

As ameaças à segurança na Internet não vão desaparecer. Na verdade, vamos assistir a um aumento do seu número. Mas isso não significa que devemos virar as costas à transformação digital no setor do ensino. Precisamos se ser mais inteligentes na forma de proteger os nossos sistemas e como mitigamos os riscos reais a que somos expostos.

O backup é apenas uma pequena parte da estratégia, mas é essencial. Até porque o mais importante é que os alunos possam confiar nas escolas, universidades ou organismos de formação.

Explore a gama de soluções de backup da Macrium, utilizada em instituições de ensino em todo o mundo.

Sabia que a Whitehat tem descontos especiais para entidades de ensino? Fale connosco e fique a saber mais sobre a nossa estratégia de combate ao ransomware e sobre o nosso plano de preços especial para o setor.