Depois dos emails novo esquema de burla chega via telefone

Depois dos emails novo esquema de burla chega via telefone

De uma forma geral já nos habituámos a receber emails falsos que não têm outro propósito senão deitarem a mão às nossas informações pessoais. De facto, os conhecidos como esquemas de phishing não param de aumentar e sobretudo de ficarem mais sofisticados. É que já não somos abordados apenas nos emails, mas também por SMS e inclusivamente por chamadas telefónicas. Já vimos casos de supostos veterinários a enviarem mensagens a quem perdeu o seu animal de estimação referindo que os encontraram e que trataram deles e que agora é necessário pagar um determinado valor. Já vimos casos de chamadas telefónicas a pedirem dados bancários que resultam num roubo, enfim tudo é possível no mundo da segurança informática.

Depois dos emails há um novo esquema de roubo! Cuidado com os telefonemas!

Um dos casos mais recentes aproveita as chamadas telefónicas para tentar roubar dinheiro às pessoas. E atenção porque não é assim tão difícil cairmos neste esquema.

Na prática e conforme refere o banco BPI num alerta estão a ser feitas algumas chamadas telefónicas, por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do BPI, que têm como único objetivo a obtenção ilícita de dados pessoais para posterior utilização fraudulenta no BPI Net, BPI APP ou no BPI Net Empresas.

emails

No decorrer destas chamadas, os Clientes são questionados sobre operações que não reconhecem, sendo informados de seguida que serão enviados códigos SMS para anular as operações suspeitas. Estes códigos SMS servem para realizar as referidas operações fraudulentas.

Dito isto, se receber uma comunicação semelhante não deve fornecer quaisquer dados, principalmente códigos de SMS. A melhor ideia será de facto desligar de imediato a chamada. Depois, no caso do BPI, deve contactar a linha 800 200 102. Pode também usar o +351 217 207 761 caso não se encontre em Portugal.

Tenha em conta que nem o BPI nem qualquer outro banco solicitam informações sobre os códigos de autorização enviados por SMS, o preenchimento do cartão pessoal de coordenadas ou validação do número de telemóvel. 

Dito isto, as coordenadas que entretanto foram extintas este mês e os códigos de autorização SMS apenas são solicitados para confirmar operações iniciadas pelo Cliente.

Assim, tenha muito cuidado com o que diz ao telefone.

Deixe uma resposta

Fechar menu
×

Cart