Acede ao banco online? Cuidado com este ataque por SMS

Acede ao banco online? Cuidado com este ataque por SMS

Hoje em dia estamos constantemente a ser bombardeados com todo o tipo de contactos. Por um lado são chamadas telefónicas a tentarem vender-nos este mundo e o outro. Isto é algo comum e na maioria dos casos acaba por não ser malicioso, apesar de também existirem esquemas complexos. Depois e ainda mais perigoso são as SMS que recebemos a fazerem-se passar por uma determinada instituição. Sem darmos conta podemos estar a dar as nossas informações de conta e não só a utilizadores mal intencionados. Isto é exatamente o que está a acontecer com um novo esquema por SMS que está a atacar os clientes do Montepio e quem acede ao banco online.

Clientes que acedem ao banco online muito cuidado com este esquema por SMS

Tudo começa quando a pessoa recebe uma mensagem SMS como a que está presente na imagem abaixo. Ao contrário das entidades oficiais onde normalmente surge o nome da instituição MONTEPIO, ou outra, nesta aparece um número vulgar. Este é logo o primeiro sinal de alerta. Depois a mensagem acaba por assustar quem a recebe, levando o utilizador a agir mais rapidamente. Assim indica que o utilizador foi desativado por questões de segurança. Ou seja, deixou de poder aceder ao seu banco online. Para resolver terá de visitar uma ligação.

banco online

Quando visita esta ligação chega a uma página falsa, mas que é muito semelhante ao ecrã fidedigno que dá acesso à sua conta. Aí é solicitado que coloque o utilizador e o pin de acesso. Quando o faz são solicitados ainda mais dados. Dito isto, é pedido o número de telemóvel, o número de contribuinte, o cartão de cidadão e a data de nascimento. Ou seja, informações muito úteis para que seja possível atestar a identidade de alguém por telefone. Escusado será dizer que se der todas estas informações fica em risco e poderá ter surpresas de que não estava à espera.

banco online

É sempre muito importante estarmos atentos ao sinais de alerta.

Logo à partida vemos que o site falso está desatualizado em relação à imagem atual do Montepio. Isto para quem usa o banco online. Para além disso recebe a SMS a partir de um número “normal” e isso nunca acontece. Depois temos os erros em português que denunciam que algo não está bem. Isto já para não falar do url fora do vulgar que aparece no browser.

Em suma, agora mais do que nunca tem de estar atento ao que chega por SMS. É que numa situação de pressa podemos estar a fornecer os nossos dados a utilizadores mal intencionados e quem vai sofrer é a nossa conta bancária.

A situação que referimos acima está personalizada com a imagem do Montepio. No entanto, é muito fácil para os utilizadores mal intencionados reciclarem este esquema para parecer tratar-se de outro banco qualquer.

Deixe uma resposta

Fechar menu
×

Cart