Skip to content

5 razões para escolher o Endpoint Protector

24 de Janeiro, 2019

As soluções de Data Loss Prevention (DLP) tornaram-se num elemento cada vez mais comum na estratégia das empresas para fazer face à conformidade com a regulamentação de proteção de dados (ex.: RGPD, HIPAA, GLBA etc.) mas ainda despertam alguns receios devido a longos e complicados períodos de implementação associados e impacto que possam ter na produtividade dos seus funcionários.  Continuam a existir preocupações sobre a implementação e complexidade das soluções de DLP bem como acerca do impacto que as suas políticas podem causar no desempenho das tarefas dos funcionários. Mas enquanto isso pode até ser verdade para algumas soluções de DLP, a verdade é que não são todas iguais.

A Cososys, com a sua solução Endpoint Protector, adotou uma abordagem centrada no ser humano.  Desde sempre a ideia foi criar ferramentas poderosas que não fossem apenas altamente eficazes na proteção de dados contra perda e roubo, mas que também fossem fáceis de implementar e usar. Passamos a nomear as cinco principais razões pelas quais o Endpoint Protector é a solução de DLP mais amigável do mercado:

1. Uma verdadeira solução multi-plataforma

Atualmente, muitas redes empresariais correm sobre os mais diversos sistemas operativos. Com a ascensão dos Mac nas empresas e a adoção contínua de várias distribuições Linux no local de trabalho, as empresas têm dificuldade em encontrar uma solução de DLP que faça face a todas estas questões. São muitas vezes atraídas com promessas de soluções de DLP multi-plataformas que se mostram ineficazes ou vêem-se forçadas a recorrer a várias soluções, cada uma atendendo às necessidades de um único sistema operativo.

O Endpoint Protector sempre foi uma solução multi-plataforma. É considerada a solução DLP mais confiável do mundo para macOS, membro da Linux Foundation e o único produto desse tipo a oferecer e fornecer paridade de recursos entre o Windows, o macOS e o Linux. Além disso, o Endpoint Protector pode ser facilmente implementado em todos os sistemas operativos e gerido por administradores a partir de um único ponto, eliminando a necessidade de várias contas ou painéis de controle.

2. Implementação fácil e rápida

O Endpoint Protector consegue ser posto a funcionar em 30 minutos ou menos, o que se deve à grande flexibilidade dos métodos de implementação, que atendem às necessidades de todas as infraestruturas organizacionais.

O Endpoint Protector está disponível como virtual appliance compatível com ferramentas de virtualização populares, bem como uma appliance de hardware fácil de usar e pré-instalada com uma variedade de modelos baseado nas necessidades dos clientes. Existem também versões compatíveis com serviços de cloud como a Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud. Esses métodos de implementação otimizados reduzem significativamente o tempo de configuração do Endpoint Protector em novos clientes e destrói completamente todos os mitos de que as soluções de DLP são difíceis de adotar.

3. Políticas e configurações granulares

Quando se trata de manter a eficiência dos funcionários ao usar soluções de DLP, a flexibilidade é fundamental. As políticas granulares do Endpoint Protector permitem que administradores apliquem políticas não apenas globalmente, mas também com base em dispositivos e computadores, além de utilizadores e grupos. Desta forma, as necessidades específicas de cada departamento podem ser satisfeitas sem a necessidade de aplicar as mesmas políticas em toda a empresa. Da mesma forma, o rigor das políticas pode ser ajustado com base no acesso de utilizadores individuais a dados confidenciais. O Endpoint Protector vem com uma grande base de dados de políticas predefinidas para os tipos mais comuns de dados confidenciais, tais como informações pessoais identificáveis, mas também com políticas destinadas a apoiar as empresas nos seus esforços para cumprir legislações de proteção de dados como sejam o RGPD, HIPAA e GLBA.

4. Uma abordagem modular ao DLP

À medida que o Endpoint Protector continuou a evoluir, utilizámos a nossa experiência de mais de dez anos em DLP e trabalhámos com empresas de várias dimensões para desenvolver um formato modular que permitisse às organizações misturar e combinar as ferramentas certas para atender às suas necessidades específicas. Desta forma aumentamos a facilidade de uso, eliminando quaisquer ferramentas desnecessárias, para uma maior concentração no core business de cada empresa. As empresas que pretendam uma solução completa de DLP podem escolher todos os módulos do Endpoint Protector enquanto as organizações que pretendam uma solução mais granular podem adoptar os módulos ajustados às suas necessidades sem qualquer dificuldade na sua configuração.

5. Uma interface amigável e intuitiva

O Endpoint Protector possui uma interface moderna e amigável, com uma curva de aprendizagem pequena permitindo que até mesmo pessoas não especializadas possam configurar eficazmente a solução. Ou seja, o Endpoint Protector maximiza o retorno de investimento ao evitar que as empresas gastem tempo e dinheiro na formação extensiva da sua equipa, permitindo assim uma transição mais rápida para um ambiente de trabalho mais seguro. Em conclusão, os mitos em redor das dificuldades de implementação de DLP não se aplicam a todas as soluções.

O Endpoint Protector foi criado para proteger os dados contra perda e roubo mas teve também em consideração as pessoas que teriam que usá-los: desde sempre teve como objectivo causar um impacto mínimo na eficiência das redes empresariais e no dia a dia dos funcionários.