Blog

18 Outubro, 2016

Dicas essenciais para estar mais seguro nas redes sociais

A internet mudou muito nos últimos anos. Antes, navegar on-line significava utilizar os motores de busca, procurar conteúdos específicos ou ler notícias. Atualmente, as redes sociais, os vídeos online e as mensagens instantâneas tornaram-se fundamentais para a experiência on-line dos utilizadores, especialmente entre as gerações mais jovens.

Mas a conveniência de interagir a qualquer hora com amigos e conhecidos tem um preço. A todo o momento surgem novas ameaças que apesar do esforço das redes sociais estão a pôr em risco os utilizadores, muitas vezes por questões de negligência. Para aumentar a sua segurança, aqui estão algumas regras que não deve negligenciar.

Atualize todo o software e mantenha os seus dispositivos seguros

Mantenha o seu sistema operativo e o software atualizados – especialmente no caso dos browsers. Instale (caso ainda não tenha) uma solução de segurança eficaz no seu computador e nos dispositivos móveis.

Utilize palavras-passe fortes

Esta não só é a melhor prática para as redes sociais, mas também para todos os sites que visitamos na Internet. Opte por palavras-passe longas, não as reutilize e quando as cria não se esqueça dos símbolos especiais, maiúsculas e minúsculas e também números. Se isto for muito complicado e tiver necessidade de aceder diariamente a diversos sites com contas distintas, opte por instalar um gestor de palavras-passe.

Verifique as suas definições de privacidade

A prioridade, quando cria um novo perfil, é sempre verificar e definir as suas configurações de privacidade. Certifique-se de que as suas mensagens são visíveis apenas para os amigos mais próximos, ou o grupo que escolhe quando as publica. Se adicionar muitas informações ao seu perfil, mantenha-as ocultas para estranhos. Reveja periodicamente as suas definições de segurança.

Pense duas vezes antes de publicar

Embora mantenha as suas configurações privadas, capturas de ecrã do seu perfil ou mensagens pessoais podem acabar online se confiar nas pessoas erradas. Por esse motivo, pense sempre duas vezes antes de publicar ou escrever alguma coisa, quer seja imagem, vídeo ou opinião. Uma vez online, não poderá ser retirado.

O ceticismo ajuda

Não acredite em tudo o que lê. Se alguém lhe estiver a oferecer um smartphone em troca de alguns dados, como a sua data de nascimento, número fiscal, cartão de cidadão, desconfie sempre. Mantenha os dados sensíveis apenas para si.

Evite estranhos

Uma pessoa muito com muito bom aspeto enviou-lhe uma mensagem? Conhece-o(a) ou já o(a) viu na vida real? Se a resposta for negativa, tenha cuidado. A Internet dá a muitas pessoas os mecanismos de disfarce necessários para manipularem as suas vítimas, levando-as a executarem ações que na vida real nunca praticariam. Para estar mais seguro limite o número de pessoas que o podem contactar e se possível interaja apenas com quem conhece pessoalmente.

Blog
About Bruno Fonseca