Blog

10 Fevereiro, 2016

Garanta a sua segurança no Facebook

No passado já foi possível evitar que os dados pessoais caíssem nas mãos erradas, utilizando um triturador de papel e algum senso comum.

No entanto, com a ascensão da cultura digital e as partilhas sociais, a informação que era tradicionalmente partilhada entre amigos – como o estado de relacionamento, fotografias pessoais, aniversários e até mesmo números de telefone – pode estar acessível a qualquer pessoa que tenha algum know-how a efetuar pesquisas.

Para muitas pessoas, as redes sociais fundiram-se com as suas próprias vidas e o Facebook contém agora o registo de vários anos da vida dos seus utilizadores.

Se todas estas informações estiverem públicas, o utilizador está em risco, uma vez que poderão ocorrer roubos de identidade ou poderá estar a ser seguido por pessoas que nem sequer desconfia.

Estudos recentes revelaram que embora 92% dos utilizadores se preocupem com a privacidade on-line, apenas 29% têm tomado medidas para alterarem as suas configurações de privacidade e garantirem uma maior proteção em sites de redes sociais.

É muito importante que esteja a par de todas as configurações de privacidade. Em primeiro lugar procure partilhar apenas publicamente o que é positivo para si. Exemplo: – partilhe um feito profissional com que obteve muito sucesso, mas abstenha-se de manifestar publicamente opiniões controversas.

Para além disso, reduz os riscos da sua conta ser comprometida e de ter as suas informações pessoais exploradas.

Nas próximas linhas damos-lhe algumas dicas para proteger o seu Facebook com maior eficácia.

1. Escolha uma palavra-passe segura

Uma palavra-passe fraca pode deixar a sua conta vulnerável, mas apesar disso, algumas pessoas continuam a escolher palavras ou frases fáceis de adivinhar.

Uma boa palavra-passe deve consistir numa mistura aleatória entre pelo menos 10 caracteres, com uma mistura de maiúsculas e minúsculas.

Utilizando algo aleatório, mas relevante – por exemplo, uma palavra da página 10 do seu livro favorito misturada com outros elementos – garante que a sua palavra-passe será difícil de adivinhar, mas não irrecuperável em caso de esquecimento.

2. Configure os alertas de início de sessão

facebook

Ative os alertas de login no Facebook para receber notificações sempre que alguém entra na sua conta a partir de um novo dispositivo.

Se alguém tentar aceder à sua conta irá receber instantaneamente um email com essa notificação e que ainda permite alterar a sua palavra-passe.

3. Configure as aprovações de acesso

Consiste numa medida de acesso adicional e requer que introduza um código de segurança sempre que alguém tenta aceder à sua conta do Facebook, a partir de um novo dispositivo.

O código de segurança será único para cada sessão e será enviado para o número de telemóvel registado.

4. Defina as suas mensagens para serem apenas partilhadas com “amigos”

facebook

Na opção quem pode ver as tuas publicações futuras selecione apenas os amigos. Se pretender publicar algo publicamente, poderá fazê-lo mensagem-por-mensagem.

5. Verifique quem pode aceder às suas informações pessoais

Em opções como morada, endereço de email ou telefone, escolha apenas eu para a máxima privacidade.

6. Escolha quem pode ver mensagens de amigos na sua cronologia

facebook

Evite partilhar as suas mensagens de aniversário com o mundo, limitando que as pode ver.

7. Ative a Revisão de identificações

facebook

Deverá sempre aprovar esta opção para rever as identificações que os amigos adicionam ao teu conteúdo, antes de estas aparecerem no Facebook.

8. Personalize as definições de visibilidade para cada estado

facebook

Tenha em mente que informações poderão melhorar o seu perfil público ou prejudicar.

Como referimos no início partilhe um feito profissional com que obteve muito sucesso, mas abstenha-se de manifestar publicamente opiniões controversas.

9. Nunca aceite o pedido de amizade de alguém que não conhece ou com quem não tem amigos em comum

Aceitar uma amizade no Facebook é como abrir a porta a um mundo de informações sobre si. Por esse motivo, tenha muito cuidado com quem adiciona à sua rede de amigos.

10. Lembre-se, o Facebook tem dois lados.

O seu perfil público deve ser mais formal, uma vez que uma futura entidade empregadora poderá consultá-lo.

A sua lista de amigos é apenas para as pessoas que fazem realmente parte da sua vida privada.

Blog
About Bruno Fonseca